12 março, 2016

Zac & Mia, A. J Betts


                    
                    SOLICITAÇÃO DE AMIZADE: MIA PHILLIPS                                                                                   
A última pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso.
No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela.

Mas no hospital as regras são diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente.

Será que Mia precisa de Zac? Será que Zac precisa de Mia? Será que eles precisam tanto um do outro?

Contada sob a perspectiva de ambos, Zac e Mia é a história tocante de dois adolescentes comuns em circunstâncias extraordinárias.




AUTORA: A.J. BETTS

EDITORA: NOVO CONCEITO

NOTA: 5/5




Zac & Mia foi um daqueles livros aleatórios que eu colhi da livraria porque eu não sabia exatamente o que eu queria comprar. Eu sabia que eu queria alguma coisa leve, porém com um grande significado. Não preciso dizer que acertei o livro no alvo, preciso?



Zac é um paciente de câncer (leucemia), já acostumado a "morar" no hospital e de pazes feitas com a doença. Ele está internado em observação, pois tinha recém-feito um transplante de medula. 

NEWROMANTIC.NET

Mia é uma nova paciente, recém - diagnosticada com osteosarcoma (câncer nos ossos), que foi instalada no quarto vizinho do de Zac. Revoltada com a doença que descobriu ter, Mia amaldiçoa sua vida e bate-boca com todos que tentam ajuda-la, fosse sua mãe, seu namorado, suas enfermeiras. O mundo dela virou um inferno.

Não consigo me livrar dessa. Ela é linda.

Zac é aquele típico personagem carismático que te conquista. Um viciado em numeros e estátiscas, tudo que ele se importa é com seus dias de vida. Só mais um dia. Ele mora numa fazenda distânciada da cidade, e tem uma grande família bem fácil de nos apegarmos e simpatizarmos. Sua mãe principalmente, que não larga o lado dele nos seus dias internados.


"55% é minha chance de viver 5 anos sem recaída" - Zac.

Porém, Mia é o oposto. Ela é a popularzinha do seu colégio, mimada, com mãe solteira e que tem tudo o que quer. Ligava somente para beleza e namoros. É incrível o amadurecimento dela conforme o livro acontece. Mia descobre que tem muito mais da vida do que isso. Por sua perspectiva, vimos como ter uma doença realmente te afeta psicológicamente. Muda sua maneira de enxergar as pequenas coisas. Vimos como consequência disso que Mia vai se afastando de todas aquelas pessoas, resultando na sua aproximação com Zac, que aparentemente agora é a única pessoa que a entende.




Eu gostaria de contar à ela isso. Eu gostaria de contar à ela o quão sortuda ela é.


Em um dos dias nos hospitais, Zac recebe a solicitação de amizade de Mia, que por sua vez descobriu quem ele era. E daí, uma amizade vai crescer e se fortificar durante o livro, te deixando mais e mais viciado sobre o seu enredo.


A diagramação do livro é linda e gostosa, com uma escrita leve e simples, diálogos sarcásticos e divertidos mas com ótimas frases inspiradoras e lições para você carregar com você para sua vida. A abordagem do câncer não é pesada, porém a autora deixa transparecer a realidade e não a perfeitiza como muitos escritores românticos fazem. É uma linguagem adolescente, com seus palavrões e gírias e acho que é por isso que eu consegui me sentir tão próxima dos personagens.


Coragem é ficar parada quando você quer fugir. Coragem é se virar para encarar a coisa que te assusta. É abrir os seus olhos e encarar aquele medo.

Uma coisa que eu também achei diferente é que o livro é australiano. Sim! Ele se passa na austrália então é um outro cenário, outro clima, diferente do que estamos acostumados, que são os clássicos young adults americanos.


Zac & Mia é uma leitura leve, perfeita para uma tarde de final de semana, e você o mata em um dia só se você se apaixonar pelo livro.


Altamente recomendável.

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo